Este primeiro dia de BTT começou pela manha por volta das 9h com as afinações e arranjos iniciais das bicicletas. Principalmente por parte do professor e do nosso colega João Rodrigues que já anda há muitos anos nestas andanças.
O material que é obrigatório para estas aulas é:
Bicicleta
Capacete
Luvas (de preferência de dedos)
Após realizadas as afinações deslocamo-nos para uma pequena volta, mais para conhecer-mos melhor as bicicletas e adaptarmo-nos a elas e aprender-mos algumas técnicas, mais propriamente de descida em zonas com inclinação e com pedras soltas.
Depois dirigimo-nos para um alto, foi uma subida complicada com muitas pedras soltas e a requerer grande trabalho dos membros quer superiores quer inferiores.
Alto onde aproveitamos para nos alimentar-mos e ingerir liquídos.
Depois voltamos a descer até uma zona com uma descida mais acentuada e técnica, que se aparentava complicada para alguns.
Mas com mais ou menos dificuldade todos acabamos por conseguir descer.
Após esta descida e quando já nos deslocávamos para o Instituto para almoçar, ocorreu o primeiro furo do dia e do ano..Andreia foi a primeira azarada do grupo...Logo após isto também ocorreu a primeira queda...como o professor deve ensinar tudo, lá está, também demonstrou como se deve cair...
(infelizmente não foi possível captar esse momento com a máquina)
Após o almoço juntámo-nos novamente, realizamos mais alguns ajustes nas bicicletas e fomos novamente em direcção ao alto..para seguirmos por outro caminho onde apanhámos uma descida longa e que correu sem problemas..
Terminada a descida o professor guiou-nos por um percurso sem grande dificuldade embora com algumas subidas mas sempre curtas, mesmo assim alguns elementos sentiram dificuldades e o ritmo foi quebrado várias vezes e a aula que tinha a previsão de durar à volta de 2h durou cerca de 4h..
Foi no entanto repleta de diversão..
À chegada o cansaço já se fazia sentir e soube muito bem sentir a relva fresquinha..