sexta-feira, 27 de março de 2009

BTT_1

Este primeiro dia de BTT começou pela manha por volta das 9h com as afinações e arranjos iniciais das bicicletas. Principalmente por parte do professor e do nosso colega João Rodrigues que já anda há muitos anos nestas andanças.

O material que é obrigatório para estas aulas é:
Bicicleta
Capacete
Luvas (de preferência de dedos)
Após realizadas as afinações deslocamo-nos para uma pequena volta, mais para conhecer-mos melhor as bicicletas e adaptarmo-nos a elas e aprender-mos algumas técnicas, mais propriamente de descida em zonas com inclinação e com pedras soltas.


Depois dirigimo-nos para um alto, foi uma subida complicada com muitas pedras soltas e a requerer grande trabalho dos membros quer superiores quer inferiores.
Alto onde aproveitamos para nos alimentar-mos e ingerir liquídos.

Depois voltamos a descer até uma zona com uma descida mais acentuada e técnica, que se aparentava complicada para alguns.


Mas com mais ou menos dificuldade todos acabamos por conseguir descer.
Após esta descida e quando já nos deslocávamos para o Instituto para almoçar, ocorreu o primeiro furo do dia e do ano..Andreia foi a primeira azarada do grupo...Logo após isto também ocorreu a primeira queda...como o professor deve ensinar tudo, lá está, também demonstrou como se deve cair...
(infelizmente não foi possível captar esse momento com a máquina)
Após o almoço juntámo-nos novamente, realizamos mais alguns ajustes nas bicicletas e fomos novamente em direcção ao alto..para seguirmos por outro caminho onde apanhámos uma descida longa e que correu sem problemas..
Terminada a descida o professor guiou-nos por um percurso sem grande dificuldade embora com algumas subidas mas sempre curtas, mesmo assim alguns elementos sentiram dificuldades e o ritmo foi quebrado várias vezes e a aula que tinha a previsão de durar à volta de 2h durou cerca de 4h..
Foi no entanto repleta de diversão..
À chegada o cansaço já se fazia sentir e soube muito bem sentir a relva fresquinha..

quinta-feira, 19 de março de 2009

Ida à "Serra da Estrela"

O conceito de ir à serra da Estrela no nosso caso, é um pouco falso, porque efectivamente, a Guarda faz parte da Serra da Estrela, no entanto, é sempre possível dizer que fomos esquiar para a serra..
Saímos do Instituto num autocarro da escola rumo á serra por volta das 7:30h da manha, com as mochilas na bagageira, para um dia que se esperava (e foi) muito louco e divertido, enquanto o professor ia num veículo particular com a professora Bernardete e sua familia, assim como também a pequena filha do professor..

Ao início, e embora alguma animação existisse, o ambiente ainda era um pouco sonolento e calmo, durante a cerca de hora e meia d viagem, mas logo k chegámos foi o espevitar geral, com um pequeno lanche antes de entrar na estância..
Na estância, já com o material todo organizado e à nossa espera, muito por culpa do trabalho da responsábel do CTAD, Maria João, foi "pegar e andar" para a neve que já não era tanta como noutros tempos mas que continuava á nossa espera.
Armazém

Bastão

Esqui

Suporte para esquis



Na neve o professor dividiu a turma em quem já sabia andar e quem nunca tinha experimentado..

..quem já sabia tinha liberdade de andar pelas pistas da estância desde que tivesse cuidado, consigo e com os outros..
Quem ia andar pela primeira vez em cima dos esquis ia com o professor aprender em poucos passos, rápidos e fáceis, tudo que era preciso para ter também liberdade para cair nas pistas, como travar, fazer cunhas, curvar e saber cair...


Uma hora depois já quase todos andavam a descer as pistas...



...quase todos porque ouve quem se magoa-se...

...a nossa colega Sabrina teve um pequeno acidente e embateu contra uma rede e feriu ligeiramente a face, mas nada que a impedissse de se manter na nossa companhia.

Fez-se a uma hora e o relógio orgânico chamou toda gente para uma breve refeição, trazida de casa, e um descanso para continuar durante a tarde até ás 3:30h da tarde.. Hora para o retirar e embarcar na viagem de volta..
Após almoço nem toda gente esteve interessada em continuar, ou melhor, quem não se encontrava em condições físicas ou de vestuário e a professora Bernardete, não se deslocou para as pistas, mas o resto do pessoal aproveitou ao máximo descendo desde as pistas vermelhas até ás pretas (alguns)..


Entre quedas e descidas espectaculares, o professor organizou ainda um pequeno jogo para ver a intensidade de força que cada um exerce nas pernas e coordenação, pondo 2a2 com um esqui cada um a descer juntos.



Chegada a hora todos entregaram o material e deslocaram-se para a carrinha para lanchar qualquer coisa antes de sair e tirar uma foto em conjunto.



A viagem foi mais calma que anterior, muito diferente da presença na estância, muito devido ao cansaço..

..e a chegada decorreu por volta das 5:30h da tarde no ponto de partida, o IPG.