segunda-feira, 9 de março de 2009

Definição de Canoagem

"CANOAGEM

Canoagem é um desporto náutico, praticado com canoa ou caiaque (kayak), indistintamente, em mar, rio, lago, águas calmas ou agitadas, sendo modalidade Olimpica desde 1936.


CANOA
Embarcação aberta ou fechada, originária dos índios, usa um remo de uma só pá. O(s) remador(es) pode(m) estar sentado(s) ou ajoelhado(s).


CAIAQUE
Embarcação fechada, com origem entre os esquimós, usa um remo de duas pás e o(s) remador(es) senta(m) na cabine. Os caiaques podem ser apropriados a turismo ou ao lazer sem finalidade específica, ou para especialidades desportivas: o slalom e o de descida, para águas calmas, e os caiaques de velocidade em águas calmas: K1, K2 e K4 (1, 2 ou quatro remadores).


CANOÍSTA
Em português, é o termo usado para quem - homens ou mulheres - rema uma canoa, caiaque.


Modalidades
Existem várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade e por fim a Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas.


Canoagem Velocidade
A Canoagem Velocidade é a disciplina mais conhecida da canoagem. Esta modalidade da Canoagem desenrola-se normalmente em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em embarcações muito elegantes e rápidas, mas muito instáveis, denominadas de: Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4).

Canoagem Slalom
Canoagem Slalom é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros, definidos por portas, que o canoísta deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível.
Pelas regras da modalidade, os canoístas devem passar por 18 a 25 “portas”, penduradas por arames suspensos, seguindo a sequência numérica e o sentido indicado nelas – a favor ou contra a corrente. O percurso deve ser percorrido duas vezes (com a soma dos tempos) e penalidades equivalem a um determinado número de pontos e cada ponto é igual a um segundo de acréscimo no tempo final.


Freestyle/ Rodéu
O Freestyle é uma das mais recentes variantes da canoagem. O objectivo da competição de Freestyle é realizar num determinado tempo várias manobras com a embarcação numa onda de rio, e obter uma pontuação com base na quantidade de movimentos e variedade de figuras conforme uma tabela preestabelecida.

Canoagem Oceânica

A Canoagem Oceânica é uma disciplina da canoagem que consiste em realizar um determinado percurso no mar. São utilizadas embarcações específicas, devido às variadas condições que se pode encontrar ao decorrer da prova.

Caiaque-Pólo
O Caiaque-pólo é uma disciplina de canoagem que se disputa numa área de jogo de 40 por 20 metros, delimitada em piscinas, rios ou lagos, e cujo objectivo consiste na marcação do maior número de golos na baliza adversária, que tem com um por 1,5 metros e está suspensa a dois metros da superfície da água.
Os encontros têm duas partes de 10 minutos e são disputados por duas equipas de cinco elementos (três suplentes com substituições ilimitadas), podendo a bola ser jogada com a mão ou a pagaia.


Canoagem Maratona
A Canoagem Maratona disputa-se com as mesmas embarcações da Canoagem Velocidade, apenas diferindo no facto de serem mais leves. As competições realizam-se em distâncias superiores a 15 km. Durante a competição, os atletas são obrigados a realizar um ou mais percursos em terra correndo com a embarcação na mão, percurso durante o qual aproveitam para se alimentar e hidratar.

Turismo / Aventura
Turismo e aventura é uma especificidade da canoagem que não se enquadra nos padrões de desporto de competição. O objectivo principal desta variação é a aproximação do homem com a natureza favorecendo a compreensão da sua grandiosidade e consequentemente o respeito a mesma, transformando-os em agentes multiplicadores dessa acção.


Canoagem Onda
Modalidade que se divide em duas classes: Kayak Surf e Waveski. No Kayak Surf, o atleta surfa dentro de um caiaque especialmente produzido para isso. O Waveski é praticado sobre uma prancha desenvolvida para ter melhor flutuação e estabilidade na onda. O praticante usa um remo com duas pás e fica preso à prancha por um cinto, mantendo os pés encaixados numa pedaleira junto ao bico."


(http://www.cbca.org.br/)
(pt.wikipedia.org)

Sem comentários:

Enviar um comentário