quarta-feira, 29 de abril de 2009

Segunda aula de escalada com rapel

A aula começou por volta das 2h da tarde no pavilhão de S.Miguel.
Desta feita o professor ficou mais ligado à nova vertente que iamos introduzir, o rapel, confiando em alunos com já alguns conhecimentos e em alunos da especialização de desportos de natureza para dar segurança na escalada.


Como não existiam boudriés para todos fomos trocando e gerindo para que ninguém ficasse prejudicado nem muito parado.
Numa primeira fase da aula o professor deu uma breve lição sobre como agir no rapel.
Após isso o professor abriu o rapel e demonstrou como se faz.
Depois começamos a escalar pelas várias vias que se encontravam disponiveis.



Estávamos todos motivados por existir uma via nova em relação à aula anterior que se aparentava mais difícil e assim sendo era um desafio que todos queriamos enfrentar.



Todos tentamos subir mas apenas alguns conseguiram chegar ao topo.

Enquanto uns escalavam, três a três iam para a platoforma fazer rapel.
Uma actividade nova para muitos e uma forma de ganhar destreza para preparar um rapel que está planeado para o acampamento que será em cenário natural.

Todos fizeram com sucesso e perceberam que não era assim tão dificil...


Uns com mais outros com menos receio mas todos se divertiram, aliás, conceitos já habituais.


A aula terminou por volta das 5h da tarde, com todos a sentir já cansaço mas sempre animados e já com pensamentos em experimentar tudo em cenário natural no acampamento.

domingo, 5 de abril de 2009

BTT_2

Este foi o segundo dia de btt.

Começamos por volta das 9h com as afinações iniciais.
Após estar tudo pronto para sair começamos o caminho que começa já a ser habitual, subir pelo lado das ventoinhas até ao alto que tinha marcado a actividade anterior e realizar a descida, tal e qual o dia de btt anterior, mas desta feita um colega nosso (Júnior) teve um precalço e caiu na descida, ficando com alguns arranhões na coxa mas nada que o intimidasse.

Desta feita fizemos um desvio na descida virando para uma descida ainda mais acentuada e técnica e em que outro nosso colega (Pedro Carvalho) caiu. A queda mais aparatosa do dia mas felizmente sem consequências.

Dirigimo-nos então para uma zona muito técnica, uma descida já com alguma dificuldade para quem não tem muito andamento e hábito de btt.

Nesta descida tivemos de ir um de cada vez com um espaço de segurança de cerca de 30 metros entre cada um.

Todos gostaram da descida e a adrenalina esteve em alta.
Após isto dirigimo-nos para o Pólis através de caminhos estreitos e técnicos, passando por regatos, por baixo de pontes, por pontes estreitas...
No Pólis foi tempo de repousar e recuperar energias que já eram poucas.
Claro que não momentos sem diversão nesta turma..
O repouso não foi muito e pouco depois, após todos terem se reabastecido e afinal as "máquinas" voltamos a fazermo-nos à estrada, a caminho agora do IPG.
O caminho embora mais acessivel, tinha pontos de grande inclinação e era necessário ir parando para reunir o pessoal de vez em quando..
..para não acabar o dia sem mudar a tendência inicial, existiram ainda mais algumas quedas, mais propriamente de Tiago, Santos e Pedro Carvalho.
Por volta das 18h já todos tinham chegado à escola e terminava assim um dia cheio de peripécias e aventuras.