segunda-feira, 25 de maio de 2009

BTT_3

No dia 7 de Maio de 2009, deu-se inicio à aula referente á unidade curricular Desportos de Natureza, orientada pelo professor Jorge Casanova e tendo como tema o BTT.

Reunidos no local habitual (nas imediações das piscinas do IPG), pelas 9horas, os alunos iam chegando a pouco e pouco e fazendo as afinações de última hora nas suas bicicletas.

Ápós estarem todos prontos lá partimos nós com destino marcado, o "Jarmelo", começamos por seguir caminho direito ás eólicas como de costume. Passadas as eólicas iniciamos uma descidada já habitual, mas muito técnica, devido a esta possuir muitas valas originadas pela escorrencia da água da chuva. Para nossa surpresa, o pior aconteceu....

O nosso caro colega e amigo, Sérgio Martins, volto a repetir, Sérgio Martins, um dos editores deste Blogue, deu a maior queda do ano, tendo ficado parcialmente ferido nas mãos e em um joelho, tal como mostra a foto abaixo. (as imagens falam por si!!)

Foi motivo de alguma preocupação, mas os devidos meios foram accionados e as precauções tomadas. O Sérgio infelizmente teve de nos abandonar pois, não se encontrava em condições de continuar. Para isso o professor responsável fez a questão de o acompanhar até ao ponto de acesso de carro para o seu evaquamento até a escola, os restantes alunos prosseguiram caminho até ao pirry onde esperamos e mais tarde o professor se juntou a nós pra prosseguir caminho...

A Caminho do "Jarmelo" passamos por muitos trilhos de diferentes caracteristicas, uns mais técnicos.

Outros mais fáceis.

E outros muitos fechados.

Mas a nossa maior dificuldade foi sem duvida efectuar algumas subidas de grau elevado e muito desgastantes. Principalmente uma que fizemos antes mesmo de chegar á zona de almoço.
Foi tão desgastante que na hora de almoço tivemos de aproveitar bem para nos hidratarmos devidamente e para recuperar forças para fazer o percurso de volta ao Instituto.

Após lá estarmos fomos ainda ao cume do "Jarmelo"...

...onde nos deliciamos com a fantástica vista...

e aproveitamos pra tirar umas fotos...

Depois de nos reunirmos todos de novo, no local onde almoçamos, fizemo-nos de novo á estrada onde paramos pelas redondezas, um pouco mais a baixo
para tomar café.
Este foi sem dúvida o passeio de BTT mais exigente que fizemos, as dores nas pernas já se faziam sentir, e as cãibras começavam a aparecer. O cansaço era enorme, depois de tantos quilometros percorridos só nos passava pela cabeça uma coisa, o fim da actividade para podermos descansar e comer qualquer coisa.
Ao chegarmos ao "Pólis" estavamos de facto de rastos e sem forças, mas...
Aconteceu algo que nos deu um novo alento...

O nosso colega Torres apareceu com uma geleira repleta de Minis, melhor ideia não poderia ter tido de facto... !!
Este brinde é dedicado a ele e a todos os que foram a este passeio!!
Para o Sérgio Martins fica um especial abraço e as melhoras...

No final de tão cansativa jornada, o professor deu por terminada a aula, onde os alunos, a partir daquele momento estavam "por sua conta" e decidiam a forma como faziam o percurso até casa.
Os duros, montaram-se de novo na biciclete e pedalaram até ao instituto....
Esta actividade teve um percurso com cerca de 47km e a duração de 6horas.
O que nos remete para a tão nossa conhecida frase....
"SE FOSSE FÁCIL, ESTARIAM CÁ OUTROS"